sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Doenças oculares em cães

 Doenças oculares em cães

Glaucoma, conjuntivite e catarata não são doenças que atingem só os seres humanos, o seu animal também pode sofrer desse mal. E não para por aí, muitas outras doenças oculares podem ferir seu cão e o resultado pode se tornar inconvertível se não for diagnosticado a tempo.

O glaucoma acontece quando a pressão do olho e o fluxo do humor aquoso são adulterados, o que pode vir a resultar a cegueira no animal. Segundo pesquisas, o glaucoma atinge um em cada duzentos cães e é mais frequente em raças como Dálmata, Pastor Alemão, Cocker e Collie, entre muitas outras.

Diferente da doença que atinge os seres humanos, a conjuntivite canina não é contagiosa, visto que cães geralmente a adquirem em função de ações climáticas e poluição. Os sintomas dessa doença nos animais são as mesmas da conjuntivite humana, inchaço e inflamação das pálpebras superiores, lacrimejamento, vermelhidão nos olhos e secreção amarelo-esverdeada. Comumente os cães também passam a piscar demais.

A catarata em cães consiste na opacidade da lente ou do cristalino, que pode vir a resultar na perda de visão do cachorro. Ela acontece por muitos motivos, entre eles as uveítes (inflamações intraoculares), hereditariedade, diabetes, intoxicações, traumas e envelhecimento. As raças mais sensíveis à doença são o Poddle, o Yorkshire, o Labrador, o Lhasa Apso e o Golden Retriver.

A uveíte é a inflamação da úvea, regiões oculares constituídas pela íris coroide e processos ciliares, podem ocorrer por diferentes motivos, como intoxicações e traumas. Os sintomas mais normais dessa doença de cachorro são: sensibilidade à luz, vermelhidão, lacrimejamento e contração da pupila. Se não tratadas a tempo podem acarretar o glaucoma ou a catarata.


E não se esqueça de cuidar bem do seu cãozinho, leve-o frequentemente ao veterinário, mantenha suas vacinas em dia, e ofereça a melhor ração para cães a ele, pois a ração para cães é a fonte de todos os nutrientes que ele precisa para se manter saudável. 


Você pode gostar:



Nenhum comentário:

Postar um comentário